top of page
Buscar
  • Alfa

5 dicas para quando vai construir uma casa

Tanto nas partes mais técnicas, como nas mais pessoais, uma boa equipa de coordenação de projeto, nomeadamente uma equipa de arquitetura, pode ajudar em todo o processo.





A subida dos preços no mercado imobiliário é mais uma razão que leva muitas pessoas a considerar a hipótese de construir a sua casa de sonho. Trata-se de uma opção tentadora, mas é importante conhecer as várias etapas e todo o trabalho que existe. Neste artigo damos cinco dicas a que deve estar atendo quando começar com o projeto da sua casa de sonho.



1) Terreno


Antes de tudo, precisa de saber onde vai construir a casa. Disto dependerá tudo o que vem a seguir. Tal como nas casas, o preço do terreno varia consoante a localização e área e há que estar atento também às especificidades do terreno para ver se é possível construir a casa que tem idealizada.


É importante conhecer as condições topográficas do espaço, como o tipo de solo, declives e outras características. É importante, nesta fase, contar com ajuda de especialistas.


Quanto a documentação, a certidão do registo predial e a respetiva caderneta predial atualizadas são importantes para a verificação de possíveis encargos associados ao terreno.


Na Câmara Municipal da localidade pode pedir o Plano Diretor Municipal (PDM). Neste documento encontramos dados necessários para perceber se é possível construir uma casa nesse terreno e quais as suas condicionantes.


2) Projeto


Depois de escolhido e comprado o terreno, a equipa de arquitetos para fazer o projeto trata de toda a parte de design e estética. O arquiteto é quem garante que o projeto vai ao encontro dos regulamentos legais da respetiva câmara municipal.


Nem todos os municípios têm os mesmos requisitos, pelo que a equipa de arquitetura pode ajudar no necessário para o projeto ficar completo para submeter à aprovação da câmara. Aqui inclui-se ainda os projetos de especialidades: esgotos, água, gás, eletricidade e comunicações. A câmara analisa estes documentos e atribui a Licença de Construção.


3) Construção: escolha do empreiteiro


Segue-se a escolha do empreiteiro e equipa de obra. Aqui, mais uma vez, pode e deve contar com a experiência da equipa de arquitetura, não só porque conhece as qualidades e defeitos da equipa aplicados aos projetos reais, como pode orientar toda o projeto desde o início, para um resultado final que vá ao encontro das expectativas.


Tempo de atividade, referências de outros projetos, métodos de construção e outras características são importantes e ninguém melhor do que um arquiteto que já tenha trabalhado com essas equipas, para avaliar o trabalho.


Da mesma forma, a verificação de um alvará ativo, os seguros necessários, a documentação em causa, o preço de mão-de-obra, a garantia e a qualidade da equipa poderá estar a cargo do arquiteto.


4) Crédito para construção


Se vai precisar de financiamento bancário para construir a sua casa, deve saber que o crédito para construção é também um crédito habitação, mas tem características diferentes do crédito tradicional para aquisição.


Depois da aprovação, o crédito é disponibilizado em montantes e tranches específicas à medida que o projeto avança. A obras é visitada por peritos do banco, para uma vistoria que leva à libertação da parcela seguinte.


Tal como acontece no crédito habitação, também não é comum haver créditos a financiar 100% do valor, e os bancos costumam emprestar entre 80% a 90% da avaliação do terreno e do projeto.


5) Acabamentos e decoração


Esta é a parte normalmente mais divertida da construção para o proprietário. É nesta fase que a casa ganha uma identidade, de acordo com os gostos pessoais nos materiais utilizados, como no chão, na cozinha, nas casa de banho, e nas pequenas características que conferem maior personalidade a uma casa.


Tanto nas partes mais técnicas, como nas mais pessoais, uma boa equipa de coordenação de projeto, nomeadamente uma equipa de arquitetura, pode ajudar em todo o processo, sem um importante apoio e conselheiro para um projeto final e uma casa que seja aquilo com que sempre sonhou.


تعليقات


bottom of page