top of page
Buscar
  • Alfa

Construir uma casa - Quais os passos?





Se está a pensar em construir uma casa, conheça aqui os passos pelos quais deve passar. É um processo longo e complexo mas, no final, muito recompensador.


Construir uma casa é uma aventura, que passa por diferentes passos necessários até a habitação estar de pé e poder ser vivida. Falamos de um sonho para a grande maioria das pessoas que pensam em ter uma casa 100% à medida.


Se construir uma casa é um sonho real e uma hipótese, fique a saber dos principais passos para uma construção sem imprevistos, nem percalços.



1. Planear as licenças para construção


PIP - Plano de Informação Prévia


Antes de começar a construção propriamente dita, tudo começa com a aquisição de um terreno ou, no caso de já ter um, tudo começa com um Plano de Informação Prévia (PIP) à Câmara Municipal responsável pelo local, com a explicação do que vai querer construir.


A construção só pode avançar depois de recebido o documento informativo a autorizar a construção e as respetivas condições legais ou regulamentares. Estamos a falar de condições relativas às infraestruturas, possíveis restrições, entre outros detalhes.


Projeto de arquitetura e alvará


O passo seguinte é o da execução de um levantamento topográfico para arrancar com o projeto de arquitetura, que também deve ser aprovado pela Câmara Municipal local. Nesta fase, começa também o processo de recrutamento e contratação de equipas de profissionais especializados, como um arquiteto, engenheiro e/ou gestor de projeto. No caso do nosso atelier, Almeida Fernandes Arquitectura & Design, a gestão de projeto e equipa de construção pode ser feita também connosco, facilitando todo o processo, ao haver menos interlocutores com o cliente final.


Depois de um projeto de arquitetura finalizado ao gosto do cliente e em colaboração com os arquitetos, volta tudo à aprovação pelas entidades competentes. Apenas depois da aprovação dá-se início à entrega dos projetos de especialidade, ou seja, os projetos de esgotos, água, gás, comunicações, eletricidade, entre outros. Pode dar-se o caso do terreno fazer parte de um lote que já tenha alguns destes projetos definidos e aprovados.


A Câmara Municipal fará a apreciação dos projetos de obras de edificação e atribuir a tão desejada licença de construção. A partir deste momento, avança-se com a construção de uma casa nova.


Processo de construção


Todo o processo de construção, os registos de tudo o que é relevante relativamente à execução do mesmo está no Livro de Obra, que é da responsabilidade do engenheiro civil. No final da obra, voltamos à Câmara Municipal para pedir o alvará da licença de utilização para que a casa possa ser habitada.


Arquiteto ou engenheiro civil?


Esta é uma questão que muitos colocam e até questionam a necessidade de contratar os serviços de um arquiteto ou engenheiro civil, sendo importante, por isso, compreendermos as funções de cada um.


O arquiteto é o profissional responsável por planear a casa, incluindo a componente funcional e de aproveitamento de área, e por desenhar o projeto de toda a componente arquitetónica e artística da construção.


Por outro lado, o engenheiro civil é o responsável pela componente estrutural do projeto, e pelas suas várias especialidades. Ambos os profissionais trabalham em conjunto, sendo os dois fundamentais para a execução global da obra.



2. Definir o orçamento


Estabelecer o orçamento que tem disponível para construir uma casa é essencial, sobretudo para que haja um controlo de todo o processo, evitando que o projeto final saia totalmente fora das possibilidades financeiras ou a escolha de materiais menores, por falta de capital. Um bom orçamento deve prever o máximo de cenários possíveis, assim como imprevistos. Para isso, deve pensar em todos os cantos da casa e em tudo o que quer que a casa venha a ter, sobretudo número de divisões e elementos exteriores, dos quais não prescinde.


Definir o orçamento base


Feito o planeamento, deve estabelecer um valor máximo que pode ou quer gastar na nova casa. Neste passo é importante ter a noção do orçamento disponível através das suas possibilidades de financiamento e dos preços e custos inerentes a toda a construção.


A equipa de arquitetura é aqui uma preciosa ajuda que, a par da equipa de construção, ajudam a definir todos os valores investidos no novo projeto de construção, assim como impostos, custos administrativos, mão-de-obra, terreno e materiais.


Estes são os passos principais na construção de uma casa nova, e para arrancar com um novo projeto de arquitetura, para ter a casa com que sempre sonhou.



Comments


bottom of page