top of page
Buscar
  • Alfa

Importância da sustentabilidade na construção

Atualizado: 26 de jan. de 2022

A eficiência energética dos edifícios ganha um papel preponderante quando queremos falar do tema da sustentabilidade ligada à construção. Além de se tratar de uma das especialidades obrigatórias no processo de licenciamento de uma nova construção, este tema cruza-se muito com a arquitetura, especialmente na forma como é delineada a solução de climatização dos edifícios.


Com o crescimento da importância da sustentabilidade, os materiais sustentáveis na construção civil têm-se mostrado cada vez mais importantes. Para que seja feito um trabalho completo e real, é importante que sejam conhecidos os materiais, a razão pela qual são sustentáveis e como devem ser utilizados.


Havendo uma noção clara da importância de diminuir o nosso impacto ambiental de todas as formas possíveis, também a arquitetura e a construção civil são chamadas a intervir, nomeadamente através da escolha de técnicas e materiais sustentáveis na construção que sejam menos danosos para o meio ambiente.

As construções sustentáveis têm vindo a tornar-se cada vez mais importantes e por diferentes razões. Têm sido um tema que tem vindo a ser muito impulsionado pelo crescente debate em torno do impacto da ação humana na natureza, que não tem parado de crescer.


Havendo uma noção clara da importância de diminuir o nosso impacto ambiental de todas as formas possíveis, também a arquitetura e a construção civil são chamadas a intervir, nomeadamente através da escolha de técnicas e materiais sustentáveis na construção que sejam menos danosos para o meio ambiente.


A eficiência energética dos edifícios ganha assim um papel preponderante quando queremos falar do tema da sustentabilidade ligada à construção. Além de se tratar de uma das especialidades obrigatórias no processo de licenciamento de uma nova construção, este tema cruza-se muito com a arquitetura, especialmente na forma como é delineada a solução de climatização dos edifícios (elétrico, gás, bombas de calor etc).


Além desta vertente técnica, há ainda a natural, como a orientação solar dos edifícios, e as soluções de energia possíveis, como por exemplo painéis solares térmicos e painéis solares fotovoltaicos. Mas também importa referir as soluções de isolamento térmico adotadas, como o sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System), que se trata de um sistema de isolamento térmico exterior muito utilizado na construção, que apresenta inúmeras vantagens.


Em todos os materiais com os quais nos deparamos, precisamos de pensar se geram uma grande quantidade de resíduos e se consumiram elevados níveis de energia no seu processo de fabrico. Para que isto seja possível, é também importante conhecer os processos de fabrico dos materiais, para que seja possível saber se são ou não materiais de construção sustentável.


Por fim, é ainda muito importante ter atenção ao contexto do projeto arquitetónico e da obra. Por exemplo, o uso de madeira numa obra pode ser muito sustentável em regiões próximas às florestas, mas pode ser desaconselhado em regiões urbanas onde o transporte do material torna-o inviável para uso em larga escala.


Para que seja possível criar um projeto de arquitetura sustentável, com uma obra cujos materiais respeitem também os princípios da sustentabilidade, nada como pedir mais informações junto de uma equipa de arquitetos pois, melhor do que ninguém, saberão fazer uma análise minuciosa sobre os materiais sustentáveis na construção civil e o contexto em que serão utilizados.

Comentarios


bottom of page