top of page
Buscar
  • Alfa

Quais os principais materiais na construção civil?

São muitos os materiais de construção que podem ser utilizados num novo projeto, pelo que é importante contar com a ajuda de especialistas, como um arquiteto, para ajudar a encontrar aqueles que serão melhores para o projeto que tem em mente.





A construção civil está a viver um momento muito particular, não apenas pela dificuldade de arranjar mão de obra, mas até pelos próprios materiais utilizados que, numa altura de muita construção, não é possível encontrá-los nas quantidades e nos tempos necessários.


Estes são os principais materiais utilizados na construção civil:



Cimento


O cimento para construção é um dos materiais mais vendidos, por ser usado em praticamente todas as obras. A sua importante capacidade de unir outras matérias-primas faz com que seja muito usado em diferentes projetos de construção civil, dos mais simples aos mais elaborados.


O cimento é composto por argila, calcário e óxidos de ferro e alumínio que, misturados, formam a base do betão, que leva ainda água, areia e pedra na preparação.



Tijolos


O uso de tijolos na construção civil não é uma regra unânime. Ainda assim, na maioria dos casos, ainda são usados na formação de grandes estruturas e podem ainda ser aplicados na decoração de interiores.


Além do seu uso puramente técnico, há ainda a possibilidade de deixar os tijolos expostos, como técnica decorativa, para maior rusticidade do local. Para quem quer um ambiente mais limpo e claro, poderá combinar a utilização de tijolos com o cimento na formação de estruturas, que depois serão tapadas com outros materiais para não serem vistos.



Telhas


A finalização de projetos de construção civil faz-se pelo topo que, não sendo um terraço, poderá ser terminado com telhas. O nome telhado vem daí mesmo e pode ser embutido ou exposto e a escolha da telha vai depender muito do projeto. Entre as telhas mais comuns há as telhas de cerâmica.



Pisos e revestimentos


Na parte inferior, os projetos de construção civil precisam de ser finalizados com pisos ou revestimentos, para a proteção da superfície no que diz respeito a desgastes, infiltrações, entre outros. A escolha do material varia muito de acordo com o projeto e com o orçamento da obra, havendo opções mais económicas, como o piso vinílico, o soalho flutuante, até opções de pedra como o mármore.



Madeiras


Muito resistente, a madeira para construção pode ser útil nas mais diferentes etapas da obra. Em qualquer construção é comum encontrar madeira, seja no telhado, no piso, nas portas, revestimento ou apenas na estrutura. A madeira pode ainda ser aplicada na construção de mezanines e paredes divisórias.


Se olharmos para a construção portuguesa do séc. XVIII, nos edifícios da baixa da cidade, por exemplo, podemos ver a famosa gaiola pombalina, uma estrutura de madeira em cruz, dentro da parede, para prevenção contra terramotos.


São muitos os materiais de construção que podem ser utilizados num novo projeto, pelo que é importante contar com a ajuda de especialistas, como um arquiteto, para ajudar a encontrar aqueles que serão melhores para o projeto que tem em mente.


תגובות


bottom of page