top of page
Buscar
  • Alfa

Vantagens em construir casa própria

Embora haja inúmeras vantagens em construir casa própria, podemos destacar cinco principais para que possam analisar quando estiverem preparados para dar o grande passo.






Ter casa própria é um sonho de muitos e um marco importante na vida de uma pessoa. É um sonho que pode ser realizado por diferentes caminhos, como pela compra de um imóvel já construído, seja pronto a habitar, novo ou velho, recuperado ou para obras. Uma outra opção, cada vez mais tida em conta pelas inúmeras vantagens, é a construção de uma casa de raíz. Partilhamos as cinco principais vantagens de construir casa própria.


Comprar um lote é, em geral, uma decisão que tomamos a pensar no longo prazo. Seja para investimento ou utilização própria, é uma decisão que não se toma de ânimo leve, nem a pensar apenas no amanhã..


Entre as diferentes vantagens está a de tomarmos conta do processo, no nosso tempo, organizando os pormenores, o orçamento e todos os detalhes. Se não houver urgência na mudança para a casa nova, esta é então uma alternativa mais barata e com um resultado muito mais alinhado com as expectativas iniciais.


Embora haja inúmeras vantagens em construir casa própria, podemos destacar cinco principais para que possam analisar quando estiverem preparados para dar o grande passo.


1. Menor custo em relação à compra do imóvel construído


Comprar uma casa tem a vantagem de se poder usar o imóvel imediatamente. No entanto, tem um custo: o imóvel pronto, além de ser mais caro, os juros de um eventual financiamento tendem a ser mais altos. Construir uma casa do zero pode vir a custar cerca de menos 30%.


Ao escolher a opção de construir um imóvel, tem a possibilidade de negociar com fornecedores e mão de obra, escolher o material com o melhor custo-benefício ou mesmo aproveitar boas promoções.


2. Possibilidade de personalizar o projeto


Quando se embarca na construção de uma casa nova, certamente já há um sonho na cabeça, uma idealização de um projeto e uma visão muito clara do resultado final. Uma varanda grande, quartos espaçosos, uma sala mais iluminada e ampla, jardim grande… Tudo pode ser mais difícil de encontrar num só projeto, mas possível de realizar no projeto da casa que vai construir.


Outro lado positivo é que não é necessário fazer tudo de uma só vez: dá para construir aos poucos e deixar a estrutura pronta para modificar no futuro: Deixar uma eventual piscina para mais tarde, ter inicialmente um quarto maior que poderá ser dividido em dois, no futuro…


Também é importante ter em conta que, ao construir uma casa de raíz, é possível escolher os materiais que serão usados na construção, assim como os acabamentos.


3. Pagamentos planeados


Além de ser mais barato construir uma casa própria, é possível planear melhor o investimento. Ao ter o plano de obra, a definição dos materiais, e todos os pormenores orçamentados, o destino do dinheiro é conhecido e podem ser feitas todas as decisões de forma mais informada.


O planeamento e faseamento gastos também é uma vantagem e uma alternativa para não fazer um compromisso financeiro muito alto, já que se pode começar por escolher apenas o terreno e planear a construção para mais tarde.


4. Valorização do património


Quem opta por construir uma casa própria, geralmente pensa também em acrescentar valor ao seu património, viver nesse local por mais tempo, deixar algo para as gerações seguintes...


Assim, terminado o projeto, existe um património com uma valorização superior ao valor investido inicialmente, algo que pode ser visto como segurança financeira em tempos de incertezas.


Além disso, se for necessário ou houver vontade de vender o imóvel, a valorização será sempre maior, pois a margem de lucro de uma casa construída é maior em relação ao imóvel pronto.


5. Qualidade da construção


Esta é uma vantagem que pressupõe a escolha dos parceiros certos para esta aventura. Uma boa equipa de arquitetura, um bom gestor de projeto, uma boa equipa de construção, dará certamente um excelente resultado final.


Ao comprar uma casa pronta, todo o material fica sob a responsabilidade da construtora, ou seja, nem sempre é possível saber se tudo foi feito com a qualidade que se espera, principalmente nas partes que ficam escondidas, como a parte elétrica, hidráulica e as bases.


Ao optar por comprar um imóvel usado, os custos podem ser ainda mais elevados, pois não sabemos o que a história da casa pode esconder.


Optando pela construção nova, tem a garantia de ter a casa do como sempre sonhou e com a qualidade que sempre sonhou e merece. A longo prazo, essa qualidade evita reformas grandes, garantindo também maior tranquilidade financeira.


Comments


bottom of page