Um melhor uso dos recursos naturais pode ir muito além da separação de lixo reciclável ou excluir os sacos de plástico da rotina. A sustentabilidade pode e deve começar desde o momento da construção de uma casa.
Ninguém tem dúvidas de que a sustentabilidade tem vindo a ganhar uma importância cada vez mais relevante nas nossas vidas. Dos hábitos de consumo à forma como nos comportamos, são muitas as formas em que a sustentabilidade pode e deve estar presente nas nossas vidas.
Mas há um tema concreto onde a importância da sustentabilidade ainda está a dar os primeiros passos e é a sustentabilidade na construção. Onde construir? Que materiais usar? Que tipo de construção fazer? Quais os pontos mais importantes para os quais devo ter atenção? Estas são algumas das perguntas que podem fazer no momento de começar um novo projeto de construção ou um novo projeto de arquitetura.
Um melhor uso dos recursos naturais pode ir muito além da separação de lixo reciclável ou excluir os sacos de plástico da rotina. A sustentabilidade pode e deve começar desde o momento da construção de uma casa. Os novos projetos de arquitetura hoje pensam na reutilização de materiais, em objetos de materiais naturais e sustentáveis e ainda na utilização de eletrodomésticos certificados.
Aqui estão cinco iniciativas simples para transformar o seu lar num ambiente amigo do planeta:
1. Alinhar ideias com a equipa de arquitetura e construção
Em primeiro lugar, fale da importância do tema da sustentabilidade na construção e de como é uma prioridade para si neste novo projeto. Ninguém melhor do que a equipa de arquitetura para poder acompanhar este processo e saber exatamente as melhores formas de incluir a sustentabilidade na construção, num projeto que está a ser feito de raíz.
2. Otimização dos recursos naturais
Luz e orientação solar são duas características importantes, que fazem toda a diferença numa casa que as sabe aproveitar. Saber que zonas irão ganhar com mais Luz e calor natural irá ajudar na otimização de recursos para climatizar a casa tanto no verão como no inverno. A orientação solar é muito importante na construção de uma casa sustentável.
3. Utilização de materiais locais
Os materiais de construção escolhidos são uma importante parte da sustentabilidade de uma casa. Materiais naturais como a pedra ou a madeira são geralmente apontados como materiais de construção sustentáveis, mas é importante saber se são locais, se são certificados, se a sua extração respeita o ambiente ou se a forma como foram tratados respeitam as regras da sustentabilidade. Também aqui o arquiteto tem um papel fundamental na construção de uma casa sustentável.
4. Instalação de um bom isolamento
O isolamento na construção pode fazer toda a diferença na utilização de recursos de uma casa. Tendo atenção ao tipo de janelas, isolamento nas paredes e até na cobertura da casa como o telhado, a utilização de recursos naturais na climatização são automaticamente reduzidos. Também aqui podemos acrescentar materiais como a madeira ou alguns tipos de pedra que são uma ajuda adicional para uma casa verdadeiramente sustentável.
5. Decoração e equipamentos sustentáveis
Por fim, chegando ao final do projeto de construção, é tempo de falar em sustentabilidade na decoração e em equipamentos eletrodomésticos. Tendo em atenção de que a casa já tem características que ajudam na sustentabilidade, nomeadamente nos materiais utilizados na construção e nos acabamentos, também a decoração e os materiais utilizados nos móveis devem ter especial atenção na sua proveniência, métodos de fabrico, recursos utilizados, entre outros. No que diz respeito a equipamentos eletrodomésticos, nada como seguir as recomendações de validação energéticas, com as classificações A+.
Comments