top of page
Buscar
  • Alfa

Porquê contratar um arquiteto?

Em obras feitas de raiz, por exemplo, a atuação do arquiteto pode começar na avaliação do terreno, passar por toda a fase executiva e terminar na especificação dos detalhes da construção — iluminação, pisos, revestimentos.





A distância entre o sonho de ter uma casa feita à medida dos nossos desejos, e a realidade de concretizar o projeto de arquitetura e a construção ainda é grande. Muitas pessoas têm dúvidas sobre os processos da construção de uma casa, e nem sabem por onde começar. Mas este artigo ajuda e indica que o primeiro passo para construir uma casa nova é escolher um arquiteto. Mas como?


As dúvidas entre o tipo de casa, as soluções possíveis dentro do espaço que existe disponível, e muitas outras questões que vão das mais práticas às mais técnicas são muito comuns, e é por isso que é tão importante consultar um arquiteto antes de investir numa solução específica.


Mas então quais as razões específicas pelas quais é importante contratar um arquiteto?


Tudo o que envolve projetos de construção e de remodelação devem incluir profissionais especializados em diversas áreas. Entre esses profissionais, o arquiteto é um dos únicos que participam em todas as fases do projeto de construção e acompanham os trabalhos do início ao fim. Juntamente com o engenheiro e o mestre de obras, a função do arquiteto passa por criar o projeto e garantir que todos os processos de construção ocorrem de acordo com esse mesmo projeto.


Todo o conhecimento adquirido na formação e licenciatura, assim como obtido nos anos de experiência em projetos variados, fazem com que o arquiteto exerça diferentes atividades. Em obras feitas de raiz, por exemplo, a atuação do arquiteto pode começar na avaliação do terreno, passar por toda a fase executiva e terminar na especificação dos detalhes da construção — iluminação, pisos, revestimentos.


Aqui ficam os principais motivos para contratar um arquiteto:


  • o arquiteto é o profissional certificado e tecnicamente autorizado a fazer um projeto de arquitetura;

  • transforma sonhos, desejos e necessidades em soluções espaciais concretas para construir ou remodelar casas;

  • a formação pela qual passa ensina a unir técnica, criatividade, estética e funcionalidade num só ambiente;

  • o arquiteto também trabalha para o equilíbrio entre as necessidades e vontades do cliente e o orçamento disponível para construção, fazendo com que sua contratação se torne num bom investimento;

  • o arquiteto é essencial para o cálculo da quantidade necessária de materiais e para a elaboração de orçamentos para o projeto de construção;

  • construir com um profissional da arquitetura traz mais segurança e, ao mesmo tempo, valoriza o imóvel;

  • o arquiteto tem conhecimento e contactos com vários fornecedores de obra para prestar ajuda técnica e compra de materiais de construção;

  • o acompanhamento do arquiteto no decorrer da obra permite que o cliente receba feedbacks e tire todas as suas dúvidas sobre o projeto;

  • além de coordenar projetos, o arquiteto pode ainda ficar responsável pela contratação de empreiteiros e por tratar das questões legais da obra e do projeto.


Encontrar a pessoa certa para liderar todo o processo para construir uma casa nova pode parecer difícil se nunca contratou um profissional ou já teve uma má experiência. Por isso mesmo é importante fazer uma análise criteriosa, para escolher um arquiteto habilitado para ajudar na análise de terreno, na execução do projeto de arquitetura, na aprovação das devidas licenças e na gestão da obra.


Comments


bottom of page